Bomba Hidráulica
As Bombas Hidráulicas são umas das partes necessárias nos sistemas hidráulicos. É por essa razão que a sua manutenção no dia-a-dia é muito importante para aumentar o tempo de vida do sistema hidráulico. 80% das razões de falha nas bombas é por más condições de trabalho, e pouca manutenção.
Com tecnologia, a sua eficiência tem vindo a aumentar, mas o seu tempo de vida tem vindo a diminuir. Conhecimento de Sistemas Hidráulicos, experiência, escolhas (óleo, utilização de filter) do utilizador têm efeitos efeitos na longevidade das bombas hidráulicas desde o momento o inicio de utilização, até ao momento de falha. Bombas hidráulicas nunca falham de repente, normalmente a falha ocorre através de sobre-aquecimento, ondulação da pressão, perda fe fluxo etc… Existem algumas regras simples para não lhe acontecerem estes problemas
1. Num sistema hidráulico, todos os equipamentos devem ser harmoniosos. (Cilindro, bomba, TDF, válvula, válvula limitadora de pressãi, depósito de óleo, mangueiras, encaixes, etc...)
2. Escolher o modelo de bomba certo (bomba de engrenagem, bomba de pistão,bomba de eixo dobrado) com valores de desempenho corretos (fluxo e pressão) de acordo com o propósito da super-estrutura do seu veículo.
3. Determine o tipo de flange adequado. (UNI, ISO, SAE, Eixo, etc...)
4. Rotação da bomba devia ser determinada de acordo com a rotação dos componentes estimulantes, como a TDF e o motor elétrico.
5. Todos os tamanhos das mangueiras e dos encaixes do sistema hidráulico devem ser iguais ao tamanho dos encaixes de saida e entrada do catálogo. Mesmo se o encaixe de entrada é o apropriado, ao passar pontos pela linha de alimentação, não deve haver um estreitamento abaixo dos diâmetros exibidos no catálogo.
6. Reparar que enquanto monta os compenentes de estimulação da bomba (motor elétrico, TDF,etc…), o sistema não dever estar solto, as porcas devem estar complemente apertadas, as ligações das mangueiras devem ser flexíveis.